Oficinas de Trabalho

Dia 01/09 (tarde) e 02/09 (o dia todo) - Programação das Oficinas (clique aqui)

ATENÇÃO: Os candidatos aprovados para participação nas oficinas receberão orientações através do e-mail de inscrição até o dia 12 de agosto.

As oficinas de trabalho terão por objetivo a construção de um conjunto de indicadores de síndromes de mudanças climáticas comuns a países da América do Sul.

Para isso, será utilizada metodologia desenvolvida pelo Potsdam Institute for Climat Impact Research para o German Advisory Council on Global Change (http://www.wbgu.de/wbgu_jg1996_engl.pdf).

Estas oficinas serão coordenadas por Andrés Schuschny, do CEPAL (Comisión Económica para América Latina y el Caribe) que, baseado neste conceito, vem desenvolvendo projeto e cursos em síndromes de sustentabilidade na América Latina e Caribe.

As síndromes podem ser definidas como as relações entre a sociedade humana e o meio ambiente que operam de acordo com padrões típicos funcionais, denominados síndromes. Caracterizam um desenvolvimento perigoso para a interação homem-natureza, e representam uma linha de base para medir e indicar a suscetibilidade. São padrões que podem se repetir em vários lugares, significando que a ausência de síndrome seria um desenvolvimento sustentável. São, portanto, modelos típicos de causa-efeito de mudança global, que podem ocorrer em diferentes regiões do mundo, com repercussões no desenvolvimento humano e no desenvolvimento ambiental. Por meio da aplicação da análise de síndromes é possível se verificar quais regiões do mundo poderão ser mais suscetíveis a síndromes especificas.

Vantagens da metodologia:

1) Permite a análise de uma questão de alta complexidade
2) Permite um enfoque transdisciplinário, com integração sistêmica/holística
3) Operacionaliza o conceito de sustentabilidade integral
4) Permite conhecer quais são as causas das mudanças ambientais e como se vinculam com o crescimento e desenvolvimento socioeconômico
5) Facilita a tomada de decisões e as políticas integradas
6) Fornece uma plataforma para seleção de indicadores.

Temas:

1. Energia
2. Habitação
3. Saneamento
4. Saúde
5. Transporte

Cada grupo será responsável por um desses temas.

Atenção: Os interessados em participar das Oficinas de trabalho deverão escolher um tema, entre cinco disponíveis, e enviar por e-mail conforme as orientações detalhadas no item inscrições.

Localização das Oficinas:

Energia: Walter Belda (Térreo) CONFIRMADA
Habitação: José Martins de Barros (Térreo) CONFIRMADA
Saneamento: Diógenes Augusto Certain (Térreo) CONFIRMADA
Saúde: Sala Yaro Ribeiro Gandra (Térreo-em frente ao caixa eletrônico) CONFIRMADA
Transporte: José Maria Gomes (Térreo)

Bibliografia recomendada:

RABINOVICH, J.; TORRES, F. Caracterización de los Síndromes de sostenibilidad del desarrollo. El caso de la Argentina. CEPAL. Serie seminarios y conferencias n° 38. Santiago de Chile. 2004.